Estabelecimentos de Ensino de Agrupamento

  • Escola Básica de Fazendas de Almeirim (EB23)
  • Escola Básica de FAzendas de Almeirim nº1 (Centro Escolar)
  • Escola Básica de Paço dos Negros
  • Jardim-de-Infância de Marianos
  • Jardim-de-Infância de Paço dos Negros
  • Jardim-de-Infância de Raposa

Caracterização do Agrupamento

        O Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim, foi criado pela Portaria n.º 549/98 de 19 de Agosto, publicado no Diário da República n.º 190 I série B. Entrou em funcionamento a 1 de Setembro de 1999 e a sua sede, a Escola Básica de 2º e 3º Ciclos situa-se em Fazendas de Almeirim, na Rua Heróis da Independência, junto ao Complexo Desportivo Fazendense.

 

População Escolar

No ano letivo 2012-2013 o agrupamento tem a seguinte população escolar:

 

 

 

 

 

Caracterização do Meio

O Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim abrange a área das freguesias de Fazendas de Almeirim e Raposa. A população total destas freguesias ronda os sete mil habitantes. Trata-se de uma área extensa cuja estrutura urbanística está concentrada em Fazendas de Almeirim e Raposa, e disseminada nas outras localidades.
        Fazendas de Almeirim é hoje uma freguesia em franca expansão onde encontramos uma população já com alguma heterogeneidade com elementos vindos de outros lugares de Portugal, mas também do estrangeiro.
        Nesta localidade, em tempos denominada de “Charneca de Almeirim”, a principal atividade económica continua a ser a agricultura, principalmente a cultura de árvores de fruto, cortiça e da vinha, produção de morango, batata e tomate com predomínio de pequena propriedade, daí o nome atual de “Fazendas”. Também se encontra algum comércio, pequenas e médias empresas e fábricas, nomeadamente de construção civil, mecânica e de serração de madeiras.
        Tem boas vias de comunicação, estruturas de saneamento básico e encontra-se muito próxima não só da sede do Concelho – Almeirim, da qual dista apenas 5km como também da capital do distrito – Santarém, que se situa a uns escassos 12km.
        Relativamente aos serviços existe um centro de dia, creche, centro paroquial, três extensões do centro de saúde de Almeirim, banco, farmácia, centro cultural, posto de internet e estabelecimentos comerciais já mencionados. Há também várias coletividades – Associações Desportivas, Atletismo dos Amigos de Fazendas de Almeirim, Clube de Amadores de Pesca do Ribatejo, Ranchos Folclóricos Adultos e Infantis, Velha Guarda do Folclore de Fazendas de Almeirim, Corpo Nacional de Escutas e Centros de Estudos. A freguesia está ainda dotada do Centro de Formação Agrícola de Almeirim, sito na Herdade dos Gagos.
        A freguesia de Raposa foi constituída em 1836, servida pela EN 114, entre Almeirim e Coruche.
        São polos de atração turística, o Convento da Serra, a Igreja, Casa da Cultura, e um acolhedor Parque de Merendas muito bem situado junto à Ribeira de Muge. Raposa dispõe de uma extensão do centro de saúde, uma associação cultural e desportiva – Grupo Desportivo Raposense, e dois grupos folclóricos infantil e adulto "Os Camponeses" da Raposa. A sua principal atividade económica é a agricultura, com destaque para o cultivo de arroz. Tem também uma área florestal razoável, com eucaliptos, pinheiros e sobreiros para extração de cortiça.